Marcas e fabricantes de embalagens estão cada vez mais pressionados a adotar práticas sustentáveis, impulsionados tanto por consumidores quanto por diversas legislações sobre o tema. Um dos principais instrumentos do mercado atual é a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que através de seus diversos desdobramentos, prevê a incorporação de conteúdo reciclado em produtos, evitando a extração excessiva de recursos naturais e promovendo a economia circular.
Contudo, as empresas enfrentam o desafio de garantir que seus produtos cumpram essa exigência de forma transparente, especialmente diante de um público consumidor cada vez mais atento e exigente, dispostos a escolher marcas mais sustentáveis. De acordo com uma pesquisa da Nielsen, 66% dos consumidores em todo o mundo estão dispostos a pagar mais por produtos que demonstram compromisso com a sustentabilidade. Porém, a confiança é um fator-chave: 48% desses consumidores não confiam totalmente nas alegações ambientais feitas pelas empresas, temendo serem vítimas de práticas de greenwashing (falsas alegações de sustentabilidade).
Isso significa que, para conquistar e manter a confiança do público, as marcas precisam de mais do que apenas dizer que são sustentáveis – precisam de provas. É aqui que a certificação de conteúdo reciclado é real.
Em um cenário onde 42% das alegações ambientais podem ser enganosas ou exageradas, como aponta a European Consumer Organisation (BEUC), garantir que os consumidores possam confiar nas práticas da sua empresa é crucial.
Por isso, com uma década de experiência no mercado de economia circular e logística reversa, a Yattó, através do seu envolvimento com diversas marcas em diferentes estágios de maturidade em sustentabilidade e com processos já consolidados de rastreabilidade, identificou a oportunidade de expandir sua atuação para certificar também a cadeia de valor, por meio de auditorias e homologações rigorosas, ajudando a assegurar que marcas e seus fornecedores estão utilizando materiais reciclados de forma rastreável, transparente e em conformidade com os mais altos padrões de sustentabilidade, proporcionando credibilidade e confiança em suas práticas ambientais.
O processo de certificação da Yattó
A certificação da Yattó adota uma metodologia personalizada que proporciona um diagnóstico detalhado e um entendimento aprofundado da cadeia produtiva. Essa abordagem considera tanto a adequação ao mercado brasileiro quanto às especificidades e particularidades de cada setor, garantindo conformidade com os mais rigorosos padrões. Além disso, assegura a rastreabilidade completa do uso de resinas recicladas, desde a origem da matéria-prima até o produto final, promovendo total transparência.
As auditorias incluem avaliações presenciais criteriosas, baseadas em normas internacionalmente reconhecidas. Esse rigor assegura que as empresas certificadas cumprem os mais altos padrões de sustentabilidade e responsabilidade social, essenciais para conquistar a confiança de um público que valoriza práticas éticas e transparentes.
Além de oferecer vantagens competitivas que destacam o seu negócio, especialmente em um mercado onde os consumidores estão cada vez mais atentos ao impacto ambiental das marcas, a certificação de conteúdo reciclado proporciona diversos benefícios:
- Garante que sua empresa e fornecedores cumprem a PNRS e outras regulamentações, com rastreabilidade e transparência no uso de conteúdo reciclado.
- Alinha sua marca às expectativas de 72% dos consumidores globais que esperam impacto positivo social e ambiental das empresas (Nielsen Global Sustainability Report).
- Eleva a qualidade e segurança dos produtos, fortalecendo a reputação e gerando diferencial competitivo.
- Aumenta a transparência nas comunicações e reforça a integridade da marca.
- Fortalece a imagem da empresa e atrai novos clientes e investidores.
- 83% dos consumidores confiam mais em marcas com certificação ambiental (Nielsen Global Sustainability Report), destacando sua empresa como ética e sustentável.
Saiba como a Mosaic Fertilizantes garantiu a integridade de sua cadeia de fornecedores
Um bom exemplo de como esse tipo de certificação traz vantagens para marca, é a Certificação de Matéria-Prima Pós-Consumo realizada para a Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras de fertilizantes do Brasil e da América Latina, e cliente da Yattó desde 2022.
A marca buscava garantir a integridade de sua cadeia de fornecedores de big-bags, assegurando o uso de conteúdo reciclado conforme estipulado em contrato. Além disso, precisava aumentar a segurança nas comunicações com os consumidores, honrando compromissos de sustentabilidade e facilitando o alcance das metas estipuladas.
Para atender a essas necessidades, a Yattó desenvolveu uma metodologia exclusiva de homologação de fornecedores, baseada em certificações internacionais. Também foram aplicados rigorosos critérios de rastreabilidade da matéria-prima pós-consumo, garantindo a origem e a composição dos materiais, por meio de auditorias detalhadas e um processo contínuo de monitoramento e prestação de contas.
Como resultado, a parceria com a Yattó trouxe retornos expressivos para a Mosaic, garantindo total conformidade com os padrões de sustentabilidade e fortalecendo a credibilidade da marca no mercado. Além disso, proporcionou maior transparência no processo e gerou confiança com fornecedores e consumidores, permitindo que a empresa comunicasse sua jornada de forma mais segura e responsável.
Se deseja saber mais sobre o serviço de certificação, acesse a página do serviço ou entre em contato com o nosso time comercial para entender como a Yattó pode ajudar a conquistar credibilidade com conteúdo reciclado.