- BLOG YATTÓ

Como a parceria entre Yattó e Embraeco transforma resíduos plásticos em impacto social e ambiental?

A reciclagem de plásticos é um dos grandes desafios ambientais da atualidade. Mas e se, além de evitar o descarte incorreto, esse material pudesse ganhar um novo propósito e ainda gerar impacto social? É exatamente isso que a parceria entre Yattó e Embraco está promovendo desde 2023! Juntas, já transformamos mais de 126 toneladas de resíduos plásticos pós-consumo em novos produtos sustentáveis.

Desde o início da parceria, o equivalente a 15.849.750 embalagens (sim, mais de 15 milhões!) já foram desviadas de aterros sanitários e ganharam um novo destino. O material reciclado foi transformado em aproximadamente 10 mil telhas e tapumes ecológicos, reduzindo a poluição e promovendo a economia circular.

Além de diminuir a quantidade de resíduos plásticos no meio ambiente, a iniciativa reduz a extração de matéria-prima virgem da natureza e incentiva a valorização do material reciclado, gerando oportunidades para toda a cadeia de reciclagem. 

Reciclagem e impacto nas cooperativas

Parte das telhas ecológicas produzidas a partir dos resíduos reciclados foi doada para cooperativas da capital paulista, como Chico Mendes e a Rainha da Reciclagem, ampliando os impactos gerados por elas. No caso da Chico Mendes, que teve sua área destelhada após uma chuva, o material ajudou na retomada das atividades dos 30 cooperados. Já na Rainha da Reciclagem, que conta com 58 cooperados, as doações ajudaram a cobrir uma área de armazenamento de materiais, protegendo melhor os resíduos.

Além disso, a Embraeco mantém uma ação social em Piracicaba, interior de São Paulo, em parceria com o projeto Exército de Formiguinhas, que doa telhas para famílias de baixa renda que tiveram suas casas afetadas por chuvas, ventos, temporais, incêndios e outras adversidades. Esse trabalho contribui diretamente para ampliar a qualidade de vida de diversas comunidades, mostrando que a reciclagem pode ir muito além do reaproveitamento de materiais. 

Projeto inovadores 

A Yattó, junto da Embraeco, já desenvolveu 10 projetos de transformação a partir de materiais reciclados. Entre os destaques está o Parque Pet de Mogi Mirim-SP, um espaço sustentável criado para o lazer de animais de estimação e seus tutores. Em parceria com a Mars, foram criadas casinhas e brinquedos a partir de 18 mil embalagens flexíveis. 

Outro destaque são as lixeiras ecológicas, que podem ser utilizadas em espaços públicos, empresas ou eventos, como aconteceu no Fórum ABRE 2024, quando foram recicladas mais de 26 mil embalagens plásticas. 

Reciclado e circular

Outro ponto importante dos itens reciclados é que eles podem ser reprocessados. A Embraeco tem capacidade de reaproveitar as telhas e tapumes usados, reintroduzindo o material em novos produtos. Isso reforça o conceito de economia circular, onde o plástico não se torna lixo, mas um recurso reaproveitável diversas vezes.

A economia circular é o futuro da sustentabilidade, e parcerias como essa são fundamentais para criar soluções eficazes para o descarte de resíduos. O trabalho da Embraeco, em parceria com a Yattó, não apenas evita que milhões de embalagens acabem em aterros, prejudicando o meio ambiente, mas também fortalece a cadeia de reciclagem, incentiva práticas responsáveis e gera impacto real para a sociedade.

Quer conhecer mais soluções inovadoras e como elas podem ser aplicadas na sua empresa? Venha fazer parte de um mundo mais circular! Conheça mais sobre as soluções Yattó.

Deseja saber mais sobre os serviços da Yattó? 
Compartilhe
Comunicação Yattó
Gabrielle Maia
Assessoria de Imprensa
Ecomunica