O conceito de Design For Recycling (DfR), ou design para reciclagem, tem como objetivo a criação de produtos e embalagens que possam ser reciclados de forma eficiente, reduzindo resíduos e facilitando a reintegração na cadeia produtiva.
Segundo a Agência Europeia do Ambiente, até 80% do impacto ambiental negativo de um produto pode ser reduzido ainda na sua fase de design. Isso significa que uma abordagem sustentável começa no planejamento da embalagem, garantindo que ela seja facilmente reaproveitada após o consumo.
Para isso, é importante considerar alguns aspectos. O primeiro é a escolha de materiais que possuam alta reciclabilidade. O design também deve ser responsável por evitar a mistura de diferentes matérias-primas, o que torna a reciclagem mais simples. Também é ideal pensar em resíduos de fácil desmontagem, com o objetivo de garantir que os componentes possam ser separados corretamente.
Benefícios do design focado na reciclagem
A aplicação do conceito de DfR traz vantagens significativas, tanto para o meio ambiente quanto para as empresas. A principal delas é a redução de resíduos, já que a alta reciclabilidade evita o acúmulo de resíduos em aterros sanitários. Embalagens recicláveis também representam redução de despesas operacionais para empresas e geram valor ao longo do ciclo de vida do produto.
O meio ambiente, além de não sofrer com os resíduos descartados incorretamente, também é beneficiado pela redução da exploração de recursos naturais virgens – e finitos! Essa combinação de fatores acrescenta um diferencial competitivo para as empresas que apostam no design para reciclagem, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade.
Conheça um pouco mais sobre o impacto das embalagens após o consumo:
Desafios para a implementação
É claro que nem tudo são flores quando o assunto é o design sustentável de embalagens. Existem alguns obstáculos em diferentes fases do processo. O primeiro deles é o custo inicial. Por tratar-se de uma adaptação, pode ser necessário investir não apenas em materiais, mas, também, em novas tecnologias para produção, armazenamento e distribuição.
O mesmo serve para reduzir a mistura de materiais em embalagens, o que pode significar novos desafios para a conservação e prazo de validade de produtos. Outro ponto determinante é que, tratando-se de produtos, a aceitação do consumidor também desempenha papel fundamental.
Mesmo que todos esses obstáculos sejam superados, ainda é preciso lembrar que nem todas as regiões possuem sistemas eficientes de coleta seletiva e reciclagem, portanto, as embalagens, mesmo que recicláveis ou reaproveitáveis, podem terminar indo para os aterros sanitários. O design para reciclagem é uma ferramenta eficaz para promover a circularidade de embalagens. Apesar do conceito simples, a aplicação é um desafio para muitas empresas. A Yattó conta com um portfólio completo de ações que pode ajudar o seu negócio nessa jornada.