As enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul em maio causaram um impacto ainda sentido pelas cooperativas de reciclagem na cidade de Canoas. Com o passar dos meses, a atenção da mídia nacional com a tragédia diminuiu, mas a necessidade de apoio a esses grupos é tão urgente quanto antes.
Foi pensando nisso que o Movimento ODS-RS idealizou a campanha “Recomeçar”, para apoiar a recuperação dos centros de reciclagem atingidos pelas águas. A ação conta com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Canoas.
Das oito cooperativas existentes no município, quatro foram diretamente afetadas. Estima-se que 200 pessoas seguem impossibilitadas de trabalhar na coleta de resíduos. O impacto para Canoas é grande, já que esses locais são responsáveis por atender aproximadamente 60% da cidade, o equivalente a mais de 200 mil habitantes. No total, recolhem cerca de 40 toneladas de recicláveis por dia, representando um papel fundamental na gestão urbana, economia circular e inclusão social desses profissionais.