- BLOG YATTÓ

Suvinil e Yattó: como estruturamos um programa de logística reversa para além das lojas

A parceria entre a Yattó e Suvinil, uma das principais fabricantes de tintas do Brasil, é um exemplo de como a logística reversa pode, e deve, ultrapassar as obrigações básicas e se responsabilizar pelo processo específico de geração de resíduos que cada empresa tem. Juntas, as duas empresas apostaram na implementação de processos mais completos, personalizados, eficazes e, claro, mais circulares. 

Muito além dos tradicionais pontos de entrega voluntária em lojas, a Suvinil confiou à Yattó a missão de estruturar uma solução capaz de garantir o descarte ambientalmente correto, em eventos da marca. 

Nos últimos meses, a Yattó participou de ações conjuntas em grandes feiras e exposições — como a Design Weekend, a Haus Decor e a Feicon — coletando latas, baldes e sobras de tinta utilizadas na montagem dos estandes e cenografias. 

A estratégia foi certeira: coletar, transportar, destinar e gerir — e os resultados falam por si. Nos três eventos, quase meia tonelada de resíduos foram parar em espaços de coprocessamento para o tratamento da matéria-prima, evitando impactos ambientais e promovendo um padrão benéfico de atuação no setor. 

Esse resultado não é fruto do acaso. Por trás dele, há uma estrutura sólida desenvolvida pela Yattó, que começou nas lojas da marca, com o programa de logística reversa, Suvinil Circula.

Tudo começou com um diagnóstico técnico da operação. A partir daí, desenhamos um plano sob medida, definindo pontos de coleta em locais estratégicos para facilitar o descarte correto. A comunicação entra como parte essencial, com ações que engajam lojistas e consumidores, afinal, circularidade se constrói com todo mundo junto.

Na implementação, homologamos operadores regionais com base em critérios técnicos e ambientais, garantindo que a triagem e a destinação dos resíduos estejam sempre em conformidade com as diretrizes da empresa.

Tudo isso é acompanhado de perto, com monitoramento em tempo real e uma central de atendimento pronta para dar suporte em qualquer ponto do país.

Mas sabemos que o que funciona nas lojas, pode não funcionar em outras áreas. Um ponto essencial da jornada de circularidade é o entendimento de que cada empresa tem suas próprias complexidades. Não existe solução genérica para problemas específicos, e é por isso que somos especialistas em criar soluções personalizadas. 

Com a Suvinil, essa abordagem permitiu adaptar o programa, com uma solução específica para os eventos, o que representa o verdadeiro espírito da economia circular.

Mais do que um projeto transformador, essa parceria é um convite para que outras empresas repensem seus processos e se engajem em ações de circularidade. Para além do fazer simples, é preciso se responsabilizar pelos processos mais complexos que uma operação produz. E a Yattó está aqui para ajudar essa transformação acontecer.

Quer transformar seus resíduos em oportunidades? Fale com a Yattó e comece hoje mesmo essa jornada.

Deseja saber mais sobre os serviços da Yattó? 
Compartilhe
Comunicação Yattó
Gabrielle Maia
Assessoria de Imprensa
Ecomunica